+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Colleges de Ontário: fábricas de talentos para o Canadá

Colleges de Ontário: fábricas de talentos para o Canadá
10/09/2019 Gabriel Garcia
Tempo de leitura: 4 minutos

Tomada a decisão de ingressar em um college no Canadá, é hora de fazer outra escolha decisiva: saber onde estudar. E sabemos que a província de Ontário, onde fica Toronto, é um dos primeiros destinos que o estudante estrangeiro coloca na lista. Essa escolha tem de ser feita entre as centenas de instituições espalhadas pelas dez províncias e pelos três territórios canadenses. Das regiões mais temperadas às mais geladas, das grandes metrópoles às cidadezinhas de paisagens bucólicas no interior do país, é preciso saber o que o local escolhido reserva para o estudante.

Separada dos Estados Unidos pelos Grandes Lagos e famosa pelas Cataratas do Niagara, Ontário é a província mais populosa do Canadá, com cerca de 13,5 milhões de habitantes – ou quase 40% da população total do país. Na província estão localizadas a capital do Canadá, Ottawa, e a cidade mais populosa, Toronto, cuja região metropolitana soma quase 6 milhões de pessoas. A região metropolitana de Hamilton é a terceira mais populosa da província, com 750 mil habitantes.

Uma característica marcante de Ontário é a forte presença de imigrantes, o que torna a região um lugar ideal para quem ainda tem receio sobre como vai ser a adaptação em um país estrangeiro. O governo canadense estima que há imigrantes de cerca de 200 países morando em Ontário. Para se ter uma ideia, mais da metade da população atual de Toronto nasceu fora do Canadá.

Além de ser aberta para outras culturas, Ontário vive um momento de crescimento na economia, o que abre espaço para imigrantes qualificados. Toronto é o centro financeiro do Canadá e sede dos principais bancos do país, mas também respira arte e tecnologia – recentemente, Intel, Uber e Microsoft anunciaram grandes investimentos na região. A província também conta com uma forte indústria automobilística e com fábricas de papel e celulose ao norte. Outras áreas de destaque da economia de Ontário são a agricultura, a produção de energia hidrelétrica e o turismo – no verão, as orlas dos lagos se transformam em verdadeiras praias.

Formação qualificada

Para atender às necessidades de uma economia em crescimento e que exige profissionais qualificados nas mais diversas áreas, Ontário é um polo de atração para trabalhadores qualificados e estudantes interessados em uma formação voltada para o mercado. Por isso, a rede de 24 colleges públicos da província oferece mais de 900 cursos, que vão de biotecnologia à comércio exterior. Muitos dos programas de estudo são desenvolvidos em conjunto com representantes de empresas e indústrias, fazendo com que o aluno saia do college preparado para ingressar no mercado de trabalho e, no caso dos estrangeiros, dar um passo para obter a residência no país (leia aqui uma reportagem sobre a origem e as profissiões dos convidados para a residência permanente no Canadá).

Os números mostram como esse “casamento” entre escola e mercado tem dado certo. A Colleges Ontario, entidade que reúne as instituições da província, aponta que 85,7% dos estudantes que receberam um diploma entre 2016 e 2017 conseguiram um emprego nos seis meses posteriores à graduação. Também ouvidos na pesquisa, 92,5% dos empregadores desses alunos se declaram “satisfeitos ou muito satisfeitos” com o desempenho deles. Para quem está pensando seriamente em ter uma boa experiência de trabalho no Canadá e quer viver no coração financeiro e tecnológico do país, em contato com a natureza e acesso a bons passeios, Ontário é a província certa.

Para saber mais sobre o que são os colleges canadenses e as vantagens de acessar esse tipo de formação profissional no Canadá, leia aqui a primeira reportagem dessa série especial que a Canadá Sem Fronteiras preparou para você.

E conte com nossa consultoria especializada para te orientar nos primeiros passos dessa jornada de realização de um grande sonho de estudo no Canadá. Avalie aqui o seu perfil e receba uma consultoria educacional gratuita.

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*