+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Sete dicas para causar boa impressão nos canadenses

Sete dicas para causar boa impressão nos canadenses
14/06/2019 Tatiana Pinheiro
In Comportamento
Tempo de leitura: 7 minutos

Os canadenses se comportam de forma bem diferente dos brasileiros no dia-a-dia. Isso soa óbvio, mas não custa lembrar. Principalmente porque sabemos que, se você está aqui no Blog Sem Fronteiras, você tem interesse em visitar, estudar ou morar no Canadá.

Não falamos isso para assustar. É só para te ajudar a ajustar algumas atitudes no momento de iniciar uma conversa e se relacionar com o “canadense da gema” – aquele que nasceu e cresceu no Canadá – ou mesmo interagir com aqueles que imigraram para o país e assimilaram os hábitos e os costumes que fazem parte da cultura das terras mais ao Norte.

Por isso, selecionamos sete dicas valiosas – entre várias dadas pelo próprio Governo Canadense neste link aqui (em inglês) – para você causar sempre uma boa impressão nos seus anfitriões. Tá certo, todo tipo de regra tem lá as suas exceções, mas pode confiar que os canadenses, na maioria das situações, agem ou reagem assim.

DICA 1 – O trabalho importa muito

Quando você encontrar um canadense pela primeira vez, uma das primeiras perguntas que você pode fazer é: “Onde você trabalha?”. A ocupação tem grande importância para eles. É ela que confere a cada um a sua uma marca social. Muitas vezes, é o que define uma pessoa em relação a outra.

Aproveite esse gancho e pergunte quanto tempo de experiência ele tem na área e que formação educacional ele buscou para conquistar a posição atual. Nem pense em perguntar sobre salário. Eles consideram extremamente invasivas perguntas sobre ganhos e finanças pessoais.

DICA 2 – A condição do clima importa ainda mais

Falar sobre o clima é um jeito excelente para variar os temas numa conversa. Muitas vezes, é a melhor forma de começar um bate-papo. Os canadenses se orgulham de viver num país em que é possível perceber pela natureza a passagem do tempo. Sim, é aquela história de que as quatro estações do ano são muito bem definidas – e são mesmo. As primaveras são muito floridas. Os verões são relativamente quentes e úmidos. No outono, as folhagens vão do verde ao marrom, passando por tons avermelhados e dourados. Já no inverno, as temperaturas bem baixas trazem um bocado de neve para todo o país.

Essa questão do clima é tratada com muita seriedade até porque há algumas condições climáticas bem severas no Canadá, como a freezing rain ou chuva congelante (um tipo de chuva muito gelada que cai e congela ao atingir calçadas e carros, tornando tudo muito escorregadio, e ocasionando até rupturas de árvores e fios de eletricidade). Quando intensas, essas chuvas provocam suspensão de aulas, interrupção de fornecimento de energia elétrica, entre outros inconvenientes. Isso faz com que todos estejam sempre muito ligados nas previsões do tempo e seus detalhes, como a velocidade do vento que muda totalmente a sensação térmica do dia.

DICA 3 – Fale sobre viagens

Os canadenses são muito conhecidos por viajar bastante e, por isso, são muito curiosos em relação a outras nações e seus diferenciais culturais e geográficos. Pergunte sobre países ou mesmo locais próximos que ele já tenha visitado. Explore aspectos como a comida, a música, os costumes e até o clima político do lugar – sem se aprofundar muito nesse tema ou fincar sua posições políticas (leia mais sobre isso na dica seis, mais adiante).

Quanto mais viajado for um canadense, mais ele se mostrará orgulhoso de sua própria pátria e tenderá a checar se você tem a mesma percepção positiva sobre o Canadá. Quanto mais você viver nas terras geladas e conhecer os canadenses, mais você vai concordar com eles sobre os aspectos positivos da nação. E logo você entenderá que são esses aspectos bacanas que diferenciam o Canadá de tantos outros bons países mundo afora.

DICA 4 – De onde você é?

Perguntar logo de cara “where are you from?” funciona bem. Os canadenses gostam de dar esse tipo de informação como forma de expressarem seu sentimento de pertencimento, especialmente para demarcar suas origens dentro do próprio país deles. Isso porque há algumas diferenças culturais notórias entre as províncias canadenses (o Canadá é constituído por dez províncias e três territórios). A Província do Quebec, por exemplo, até hoje é fortemente influenciada pela cultura dos colonizadores franceses.

Os canadenses no geral também gostam muito quando ouvem que eles são diferentes dos americanos. Explore esse assunto, buscando por diferenças e similaridades entre eles e seus vizinhos mais próximos. A maioria dos canadenses se considera mais humilde, mais engraçado, mais tolerante e menos agressivo do que os americanos. Entretanto, meça as palavras ao criticar os EUA – se essa for a sua opinião. O Canadá sabe que tem fortes laços culturais, históricos e econômicos com seus vizinhos do Sul, além de que muitos canadenses têm parentes que moram nos EUA.

DICA 5 – Cuidado ao tentar ser engraçadinho…

Abusar do senso de humor traz o risco de você ofender alguém – não só no Canadá como em outros países. Espere até você aprender o que é apropriado e aceitável em determinada região ou cidade para soltar uma piadinha. O senso do que é politicamente correto (ou não) pode ser bem forte em alguns meios sociais. Então, tome cuidado. De início, siga o bom e velho dito popular: você tem dois ouvidos e só uma boca para ouvir mais e falar menos.

DICA 6 – Assuntos espinhosos: evite, sempre

Não é só no Canadá que assuntos como política e religião são delicados. Se você puder, evite abordá-los. Mas se você estiver muito curioso sobre algo, pergunte. Mas preste atenção para não fazer perguntas capciosas, em que você pode soar sarcástico ou mesmo parecer estar julgando uma condição ou preferência do outro.

Mesmo se tratando de um país de primeiro mundo, no qual muita coisa funciona muito bem, você ouvirá canadenses reclamando dos políticos e dos serviços públicos. Nem pense em diminuir o senso crítico deles, comparando com a baixa qualidade dos serviços públicos e dos próprios políticos no Brasil, por exemplo. Os parâmetros deles são outros. Basta ouvir e, se você for questionado, conte como são as coisas no seu país.

Quanto a religiões, saiba o seguinte: a quantidade de diferentes povos presentes no Canadá faz com que existam muitas religiões sendo praticadas no país. Pela variedade de religiões que convivem ali, o lugar até que apresenta baixos índices de conflitos. Aproveite isso em seu benefício e pratique a sua crença mesmo estando em um país estrangeiro.

Outros tópicos nada recomendáveis nas conversas são: questões emocionais, como as relacionadas a casamento e a filhos (essas são consideradas muito íntimas e só são naturais entre amigos que se conhecem de longa data); diferenças entre classes sociais e raciais (por ser um país multicultural, no Canadá não se segrega ou se exclui alguém por causa de sua origem, cor ou poder aquisitivo); e – veja que curioso – para os canadenses é estranho falar sobre atendimento médico privado (algo absolutamente comum no Brasil, mas que não faz parte do dia-a-dia do canadense).

DICA 7 – Fale sobre esportes e lazer

Canadenses são apaixonados por hockey, futebol americano, beisebol, esportes aquáticos e futebol. Mais recentemente, o basquete está em alta, com o time de basquete Toronto Raptors consagrado campeão da NBA em 2019.

Aproveite para falar sobre como se divertir no Canadá. Desmistifique a lenda de que quando está frio todo mundo fica enfiado dentro de casa. Não. Com a roupa adequada dá para sair e curtir momentos de diversão brincando na neve e patinando, por exemplo. Abra a mente e esteja disposto a absorver o jeito de vida canadense. Assim, você se sentirá cada dia mais em casa.

Você já tem alguma história interessante para contar sobre o Canadá e os canadenses? Escreva um comentário em nosso blog!

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Avalie seu perfil para o Canadá de forma gratuita


This will close in 0 seconds