+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Colleges das Províncias Centrais: opções interessantes para além dos badalados colleges de Ontário e BC

Colleges das Províncias Centrais: opções interessantes para além dos badalados colleges de Ontário e BC
21/02/2020 Tatiana Pinheiro
Tempo de leitura: 5 minutos

Com dimensões continentais e conhecido pela qualidade de vida, o Canadá tem algumas divisões internas que parecem difíceis de entender em uma primeira vista. Esse é o caso das “pradarias canadenses”, a grande área no Centro-Oeste do país que abrange três províncias: Alberta, Saskatchewan e Manitoba. Embora a região seja definida como uma pradaria (que tem como características amplos terrenos planos e vegetação rasteira, semelhantes aos pampas do Sul do Brasil), a geografia dessas províncias é bem diversa: reúne desde trechos das Montanhas Rochosas até grandes porções de floresta boreal.

Mas o que realmente une essas três províncias são aspectos políticos e culturais, que remontam aos povos aborígenes e à forte identificação com a vida no campo – em contraposição ao leste do Canadá, onde estão concentradas as decisões políticas e os grandes centros industriais e comerciais. No entanto, essa é apenas uma discussão de fundo. A região tem cidades muito modernas e desenvolvidas, como Calgary e Edmonton, e oferece experiências junto à natureza que vão encantar o estudante estrangeiro.

Ah, o inglês é, de longe, a língua mais falada na região. É com proficiência nessa língua que você poderá acessar um curso de graduação ou de pós-graduação em um college de uma das províncias centrais. Os valores dos programas de ensino aqui são similares aos que vemos por todo o Canadá, com um custo anual médio em torno de CAD $15,000. Um dos atrativos para os estudantes internacionais é, sem sombra de dúvidas, a maior flexibilidade dos processos imigratórios para os quais é possível se candidatar após a formatura. Alguns nem requerem comprovação de experiência no mercado de trabalho canadense.

Alberta

Galeria de Arte de Alberta, em Edmonton.

Com cerca de 4 milhões de habitantes, Alberta é a quarta província mais populosa do Canadá. Sua economia é baseada fortemente na extração de petróleo e gás natural, o que contribui para que a região tenha uma das maiores rendas per capita do mundo. Mais da metade da população está concentrada nas cidades de Edmonton (a capital) e Calgary (a maior da província). Ambas reúnem empresas de tecnologia, instituições de ensino de ponta e uma rica vida cultural. Em relação aos colleges, são 13 instituições públicas, muitas delas com programas voltados para a produção agrícola e pecuária, outras das bases da economia da região. Para atrair turistas e estudantes estrangeiros, Alberta se apresenta como a província mais ensolarada do Canadá, um argumento e tanto para quem gosta de natureza, paisagens deslumbrantes e esportes ao ar livre.

Saskatchewan

Vista da cidade de Saskatoon, a principal da província de Saskatechwan.

A província de Saskatchewan é a mais “central” do Canadá, habitada há milhares de anos por povos indígenas. Sem saída para o mar, tem um clima de extremos – principalmente no rigoroso inverno, quando as temperaturas podem ultrapassar os -40˚C mesmo. Com pouco mais de 1 milhão de habitantes, tem a economia baseada na mineração, na exploração de petróleo e na agricultura. A principal cidade é Saskatoon (que tem em torno de 250 mil habitantes), mas a capital é a cidade de Regina (cerca de 215 mil habitantes), também considerada o centro cultural e comercial da província. Saskatchewan mantém oito colleges públicos e uma forte política de atração de imigrantes, assim como uma rede de proteção social e de trabalho, o que conta pontos para quem está pensando em uma futura permanência no Canadá.

Manitoba

Museu Canadense de Direitos Humanos, em Winnipeg, Manitoba.

Assim como nas outras províncias das pradarias canadenses, Manitoba está em busca de pessoal qualificado para trabalhar – e empreender – na região. Afinal, são cerca de 1,3 milhão de habitantes em uma vasta extensão de terra, com vagas de trabalho que vão da agricultura ao turismo, passando pelos setores da saúde, da tecnologia da informação e da construção civil. São três colleges dentro da lista de Designated Learning Institutions (entenda essa classificação e outros aspectos dos colleges na reportagem Colleges no Canadá: Cursos na Medida para Quem quer Trabalhar). Os três oferecem cursos reconhecidos internacionalmente por sua alta qualidade. A maior parte da população de Manitoba está concentrada na capital da província, Winnipeg, cidade de 700 mil habitantes conhecida pela cultura vibrante, com uma extensa programação de festivais de artes e música, pelo esporte e por ser um “hub” de transporte no Canadá. Um lugar ideal para quem quer uma experiência mais tranquila, mas sem perder as vantagens de estar em uma cidade grande e cosmopolita.

 

 

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Avalie seu perfil para o Canadá de forma gratuita


This will close in 0 seconds