+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Governo Canadense age para auxiliar estudantes internacionais

Governo Canadense age para auxiliar estudantes internacionais
12/06/2020 Tatiana Pinheiro
Tempo de leitura: 4 minutos

Com as fronteiras fechadas desde 16 de março por causa da pandemia de COVID-19 e ainda sem previsão de reabertura, o Canadá flexibilizou regras aplicadas aos estudantes internacionais. O objetivo é mantê-los firmes no sonho de seguir com seus estudos no Canadá – assim que for possível viajar para lá.

A principal alteração se refere aos critérios para a solicitação de PGWP (Post-Graduation Work Permit) para alunos que vão iniciar cursos em setembro (conhecido com “fall intake”). Até o dia 31 de dezembro de 2020, estudantes internacionais que tiverem assistido aulas on-line de seus cursos de graduação ou pós-graduação, estando ainda em seu país natal, não terão esse tempo descontado do período de estudo válido para solicitar a permissão de trabalho após a formatura. Basta que a carga horária on-line não ultrapasse 50% do tempo de duração do curso. Leia a reportagem Como Conseguir o Tão Sonhado PGWP para entender melhor como esse benefício sempre funcionou.

Essa é a primeira vez que o Governo Canadense vai considerar aulas não presenciais como válidas para a obtenção do benefício. E não é por acaso. Entre 2014 e 2018, o número de estudantes internacionais no Canadá cresceu 68%. Em termos financeiros, o setor de educação internacional significa muito para a economia do país. Os estudantes internacionais agregaram 21,6 bilhões de dólares canadenses ao Produto Interno Bruto do país em 2018. Além disso, o setor gerou mais de 170 mil empregos diretos e indiretos no mesmo ano.

Estudantes em funções essenciais podem trabalhar mais

Outra mudança de regra motivada pela COVID-19 se refere ao tempo de trabalho semanal. Todo estudante de college ou universidade no Canadá pode trabalhar até 20 horas por semana desde o primeiro dia em que inicia seus estudos acadêmicos de período integral. Somente durante os breaks, nos quais não há aulas, o aluno pode trabalhar full time.

A situação de pandemia não impactou esse tipo de autorização, mesmo que o estudante tenha passado para o regime part time de estudo. Entretanto, alunos que desempenham funções essenciais durante a pandemia estão autorizados a trabalhar mais do que as 20 horas semanais até 31 de agosto de 2020.

São consideradas funções essenciais aquelas ligadas a setores como saúde, transporte, finanças, alimentação, entre outros (cheque a lista completa de setores aqui).

O perfil do estudante internacional interessa

Ao fazer modificações, o Governo Canadense pretende reter e continuar atraindo estudantes internacionais que participarão como peças importantes da política imigratória do país, reconhecida como uma das melhores do mundo (Sistema de Imigração Canandense é um dos melhores do Mundo).  O Governo entende e valoriza o fato de que os alunos estrangeiros são fortes candidatos à aplicação de processos de imigração, aqueles que permitem a conquista da residência permanente no Canadá. Em geral, esse tipo de candidato tem:

– alto nível de inglês;

– excelente qualificação técnica (ou obtiveram formação em um college ou em uma universidade canadense);

– possuem idade mediana;

– compreendem como funciona o mercado de trabalho; e

– demonstram adaptação plena ao estilo de vida canadense.

Tanto isso é verdade que, em 2018, perto de 54 mil estudantes graduados no Canadá se tornaram residentes permanentes. Por ano, o Canadá precisa receber 350 mil imigrantes para aplacar o crescimento vegetativo negativo de sua população.

Para se ter uma ideia de quantos brasileiros iniciam esse percurso de estudo todos os anos, dados do Consulado Canadense no Brasil indicam que em 2018 13.835 brasileiros detinham uma permissão válida de estudos no Canadá. Em 2019, esse número aumentou para mais de 14.500.

Aqueles que recorrem aos estudos como primeira etapa de um caminho que visa a residência permanente aproveitam esse período para encontrar a certeza de que o Canadá será, em definitivo, sua nova morada. O caminho é longo, mas bastante recompensador para aqueles que perseveram.

 

Fontes (site do Governo Canadense – em inglês):

Flexibilização no PGWP par causa da pandemia

Permissão de trabalho expandida durante a pandemia

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*