+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Teste Duolingo pode deixar de ser amplamente aceito após a pandemia

Teste Duolingo pode deixar de ser amplamente aceito após a pandemia
18/06/2020 Tatiana Pinheiro
Tempo de leitura: 4 minutos

Quase 150 instituições de ensino do Canadá passaram a aceitar o Duolingo English Test como prova de proficiência em língua inglesa nas admissões de estudantes internacionais. Entre elas há colleges e universidades de todo o país. Mas tudo indica que, após a pandemia de COVID-19, o teste deixará de ser amplamente aceito.

Ainda dá tempo de fazer a prova e usá-la para se matricular em diversas instituições canadenses e começar a estudar nos intakes de outono (setembro de 2020), de inverno (janeiro de 2021) ou de verão (com início de aulas previsto para maio de 2021). Como algumas escolas deixarão de aceitar o Duolingo uma vez encerradas as matrículas para esses intakes, entre em contato com a Canadá Sem Fronteiras para checar até quando o colllege ou a universidade em que você tem interesse aceitará o teste. É só chamar a gente no WhatsApp para iniciar seu atendimento.

Fraudes de estudantes motivam o abandono do teste

Algumas instituições canadenses com as quais temos parceria nos relataram que ocorreram tentativas de fraude por parte de alunos. Sim, fraudes como ler um texto escrito no momento em que é necessário falar livremente ou manter materiais para consulta por perto durante a realização da prova – algo que é terminantemente proibido. Esses estudantes foram desclassificados ou pelo próprio Duolingo ou pela instituição de ensino para a qual enviaram seu teste. Colleges canadenses informam que chegam a manter esses alunos barrados em seus sistemas por até um ano.

Essas situações acabam colocando em cheque o uso do Duolingo. Infelizmente, já que o teste oferece muitas vantagens para os estudantes internacionais (falamos delas mais à frente neste post). Por causa desses casos, diversas instituições canadenses estão fazendo também um outro movimento: estão aumentando suas notas de corte. Em vez de aceitarem resultados de 105 a 110 pontos para a entrada numa universidade, por exemplo, estão elevando a pontuação necessária para a casa dos 120 a 125 pontos (ou até mais).

Há colleges canadenses – quase uma dezena deles – já exigindo notas de 130 pontos no Duolingo como pré-requisito de entrada em seus cursos. Essas notas são bem altas para se acessar um college ou uma universidade no Canadá, em especial se lembrarmos que na fase inicial da pandemia, quando as escolas ainda estavam se adaptando ao uso do novo teste, era bem comum um Duolingo de 105 pontos habilitar um estudante a se matricular em diversos cursos de colleges canadenses.

Vantagens do Duolingo Test

Devido às regras de distanciamento social impostas no começo deste ano, os centros de aplicação dos tradicionais testes IELTS (International English Language Testing System) e TOEFL (Test of English as a Foreign Language) foram fechados. A alternativa encontrada pelas instituições de ensino para não parar as admissões foi aceitar o Duolingo que pode ser feito totalmente on-line. E essa é a primeira vantagem da prova: você faz da sua casa, em cerca de 45 minutos e o resultado é enviado, também eletronicamente, em até 48 horas (no início da pandemia, com o aumento da procura por esse teste, chegou a demorar até cinco dias).

Outra vantagem: não é necessário marcar data e horário no sistema para fazer o teste. Basta sentar-se à frente do computador e iniciar a avaliação – condição ainda melhor para quem teria de viajar para outras cidades para fazer ou o IELTS ou o TOEFL. Mas antes, certifique-se de que o áudio e a câmera de seu equipamento estão funcionando bem, pois você terá de responder a questões escritas e faladas (veja abaixo um vídeo mostrando o desenrolar de uma prova). Ah, e é também necessário checar aqui se o navegador que você usa para entrar na internet é compatível com a plataforma deles.

 

Outro ponto forte dessa tecnologia de avaliação é o preço. O Duolingo English Test custa apenas 49 dólares americanos. Enquanto isso, IELTS e TOEFL seguem custando em torno de 215 dólares americanos (podendo chegar a 240 dólares americanos dependendo do tipo da prova a ser realizada).

Compare notas do Duolingo com outros testes

Para que as escolas do mundo todo – incluindo as canadenses – pudessem estabelecer que nota mínima no Duolingo elas aceitariam para entrada de alunos em seus cursos, a empresa criou uma tabela comparativa de pontos Duolingo frente a notas obtidas em testes como IELTS e TOEFL. Confira a comparação de notas aqui.

Pense em acelerar seu Projeto Canadá para ainda aproveitar essa facilidade de fazer um teste de proficiência do conforto de sua casa e gastando bem menos. Se precisar de nossa ajuda, além de fazer contato pelo WhatsApp, você pode marcar uma consultoria conosco. A jornada para o Canadá começa agora.</