+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Canadá é o destino favorito de estudantes do mundo todo

Canadá é o destino favorito de estudantes do mundo todo
04/02/2020 Tatiana Pinheiro
Tempo de leitura: 4 minutos

O país é o primeiro na lista de locais preferidos por mais de 32 mil estudantes internacionais, de mais de 190 países, entrevistados pela Educations Media Group (EMG) para produzir o ranking 2020 de 10 Melhores Lugares para Estudar Fora (do inglês, Top 10 Places to Study Abroad 2020). A empresa baseada na Suécia é especializada em pesquisa e marketing relacionados à educação internacional, em especial à educação de nível superior (graduações, pós-graduações, MBAs, mestrados e doutorados).

Segundo a EMG, a primeira decisão que alguém toma ao organizar um intercâmbio é o país onde irá estudar, antes mesmo de definir o curso que vai fazer na universidade ou no college escolhido. E o Canadá é o principal eleito pelos estrangeiros. Austrália e Alemanha dividem o pódio com as “Terras Mais ao Norte”. Confira a lista completa:

Fonte: EMG

O que preferem nossos vizinhos sul-americanos

Entre os países da América do Sul, é verdade, os Estados Unidos ainda ocupam o topo da lista de destinos mais desejados para estudo – mesmo sendo um local cerca de 30% mais caro que o Canadá, só pela questão do câmbio. Na lista sul-americana, o Canadá está apenas no segundo lugar, seguido pelo Reino Unido. Na sequência aparecem Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, Suécia, França e Austrália.

Veja que curioso: no ranking mundial, a Austrália é o segundo país mais almejado pelos estudantes. No entanto, na lista que inclui as preferências de brasileiros e seus vizinhos como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, entre outros, ela fica em último lugar. Isso se deve à imensa distância entre os países. Para aterrissar na principal cidade canadense, que é Toronto, bastam cerca de dez horas de voo direto. Impossível fazer o mesmo quando se deseja pousar na Austrália – são, pelo menos, 20 horas de trânsito entre decolagens, pousos e escalas (não há voos diretos).

Como este ranking foi composto

Para chegar à lista dos dez melhores países para estudar em 2020, a EMG explorou as principais motivações dos intercambistas para buscar um aperfeiçoamento no exterior. O grupo de inteligência de mercado atribuiu pesos diferentes para cada um dos atributos citados pelos entrevistados. Os resultados mostraram que os estudantes se preocupam com os sete tópicos essenciais que você vê abaixo, nessa ordem de importância:

  • Conquistar objetivos profissionais
  • Desenvolver-se pessoalmente
  • Experimentar uma nova cultura ou um novo estilo de vida
  • Acessar ensino de alta qualidade
  • Viver uma aventura
  • Fazer novos amigos ou expandir a rede profissional de contatos
  • Aprender uma nova língua

Se para a massa dos estudantes dominar um idioma é item secundário, para a maioria dos brasileiros essa é a principal barreira a ser vencida. Quem deseja dar um passo mais ousado e fazer uma faculdade ou uma especialização no Canadá precisa falar inglês muito bem. Por isso dizemos que o primeiro passo do Projeto Canadá é aprender a língua.

O que é que o Canadá tem?

Na visão dos estudantes internacionais em geral, o Canadá é admirável por suas belezas naturais preservadas, pela atmosfera amistosa do país, pela imensa hospitalidade dos canadenses e, principalmente, pela cultura de tolerância e diversidade.

Lake Louise, em Banff National Park, na província de Alberta.

As universidades canadenses se destacam por suas inovações tecnológicas, em especial em áreas como computação e games. No caso dos colleges, há uma íntima e interessante ligação entre o que eles ensinam e o que precisa o mercado de trabalho. Tanto que se diz que os colleges são a porta de entrada para o mercado de trabalho canadense.

Em termos de custos do estudo no exterior, como já mencionado, o Canadá é extremamente competitivo frente a instituições de ensino americanas e inglesas, pois oferece uma taxa de câmbio mais barata. Não bastasse tudo isso, há ainda a oportunidade de você se tornar fluente também no francês, que é língua oficial no país, falada por cerca de 20% da população.

Se você ficou interessado e quer tirar do papel o seu plano de estudar fora, avalie aqui o seu perfil e faça uma consultoria para entender quais devem ser os seus próximos passos. Vamos conversar?

Foto de abertura: Sunshine Village Ski Resort, em Banff National Park, na província de Alberta.

Créditos fotos: Agência Governamental Destination Canada.

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*