+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Conheça o perfil de quem ganha residência permanente no Canadá

Conheça o perfil de quem ganha residência permanente no Canadá
11/07/2019 Tatiana Pinheiro
Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria dos admitidos é de indianos. Os brasileiros ocupam apenas a sexta posição na lista dos mais de 92 mil estrangeiros que receberam o convite para se tornarem residentes permanentes (PR, do inglês Permanent Resident) no Canadá, durante o ano de 2018, por meio do sistema Express Entry. Esse número é 41% maior do que a quantidade admitida em 2017, o que mostra que o governo canadense está empenhado em atrair novos cidadãos para dentro de suas fronteiras – desde que, claro, tenham as qualificações necessárias. Isso inclui profissionais que aplicaram para três programas imigratórios do governo: Federal Skilled Worker, Federal Skilled Trades e Canadian Experience Class, assim como uma parcela que se inscreveu em algum Provincial Nominee Program (PNP), que obedece às necessidades de diferentes profissionais em cada província.

A expectativa do governo canadense é que o número de estrangeiros com permanência recebida por meio dos programas do Express Entry continue a aumentar até 2021. Por enquanto, o número de brasileiros admitidos ainda é bem pequeno: foram 1.840 convidados em 2018, o equivalente a 2% do total. Confira no gráfico abaixo o país de origem dos convocados:

Para ganhar a residência permanente no Canadá, o candidato precisa ter qualificações profissionais (e também pessoais) que são avaliadas por um sistema único de pontuação, o Comprehensive Ranking System (CRS). Esse sistema é considerado a “espinha dorsal” do Express Entry. São consideradas a idade do aplicante, sua formação escolar, a profissão, a proficiência em inglês ou francês, a experiência prévia profissional no exterior, entre outros itens. De acordo com o score obtido nesse sistema, o estrangeiro pode eventualmente receber um convite do departamento de imigração para se candidatar à residência permanente. Esse convite é conhecido pela sigla ITA (ou Invitation to Apply).

Profissões mais chamadas

A área de atuação do aplicante interessado em ganhar a residência permanente no Canadá tem um peso fundamental. Esse fator vai deixar claro se o imigrante conseguirá uma boa colocação no mercado de trabalho canadense e se, de alguma maneira, ele contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico do país. As ocupações relacionadas à tecnologia da informação (TI) são as mais atraentes para o governo canadense. Confira no gráfico as dez ocupações mais comuns entre os estrangeiros que receberam o ITA:

Para quem ficou interessado no sistema de Express Entry e acredita que tem as qualificações necessárias para ganhar residência permanente no Canadá, é possível checar se você é elegível e responder à ferramenta do CRS aqui.

Mas se você perceber que sua pontuação ainda é baixa porque não tem um bom nível de inglês ou não tem experiência de trabalho no Canadá, conte com a equipe da Canadá Sem Fronteiras para te guiar nos primeiros passos. Inicie sua consultoria aqui.

Leia mais sobre o perfil de quem é convidado a se tornar residente permanente no Canadá clicando aqui.

Comment (1)

  1. João Batista de Castro Viana 5 anos atrás

    Eu quero entrar em contato com vcs.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Avalie seu perfil para o Canadá de forma gratuita


This will close in 0 seconds