+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Postos de coleta de biometria para visto canadense reabrem a partir deste mês de dezembro

Postos de coleta de biometria para visto canadense reabrem a partir deste mês de dezembro
09/12/2020 Tatiana Pinheiro
Tempo de leitura: 5 minutos

Até que enfim! Depois de longos nove meses, os postos de coleta de biometria para visto canadense vão reabrir a partir de 14 de dezembro de 2020 em São Paulo e Recife. Os demais postos de atendimento, localizados em Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro, vão reabrir ao público somente no início de janeiro de 2021, mas o dia exato ainda não foi divulgado.

Segundo post da tarde de hoje na conta oficial de Instagram do Governo Canadense no Brasil, os Centros de Solicitação de Vistos (conhecidos pela sigla em inglês VACs – Visa Application Centres), vão reabrir com uma oferta limitada de serviços, mas desta vez estará incluído entre eles o atendimento para coleta de biometria. Outras contas em redes sociais, como o Twitter do Governo Canadense no Brasil, replicaram a mesma boa notícia.

Quem tem uma carta de pedido de biometria, ainda que ela esteja vencida por causa da suspensão do atendimento durante a pandemia, deve entrar no site da empresa responsável por essa coleta no Brasil e agendar um atendimento. Somente solicitantes que tenham um agendamento serão atendidos.

Veja abaixo o texto do post oficial do Governo Canadense no Instagram do Brasil. Nele está o site da empresa VFS Global-TT Services que realiza a coleta agendada no Brasil:

Os Centros de Solicitação de Vistos (VACs) em Recife e São Paulo serão reabertos com serviços limitados (incluindo coleta de biometria) em 14 de dezembro de 2020. Os VACs de Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro devem reabrir no início de janeiro de 2021. Verifique o site do VAC para descobrir quais serviços estão disponíveis antes de você agendar seu atendimento. Restrições de viagens para o Canadá, em razão da Covid-19, permanecem em vigor.

Muitas aprovações podem acontecer

Essa informação deixou muita gente feliz. Afinal, sem a coleta de biometria um pedido de visto para o Canadá não é aprovado em definitivo, tanto faz se o pedido é de estudo, trabalho ou turismo. O máximo que alguns solicitantes conseguiram ao longo de 2020 foi uma aprovação em primeira etapa, oferecida para aqueles que protocolaram seus processos até 14 de setembro de 2020.

Essa aprovação foi criada para dar a opção de os estudantes começarem suas aulas on-line, já que as aprovações definitivas não seriam possíveis pela falta da biometria. Na época dessa mudança, em julho, fizemos uma reportagem explicando que o visto canadense seria feito em duas etapas.

Aqueles que obtiveram essa pré-aprovação sabem que, ao menos, seu processo foi avaliado e está qualificado para seguir em frente. Ainda que a aprovação em segunda etapa não seja garantida e dependa da biometria estar pronta, foi um alento para muitos estudantes obter esse primeiro retorno.

Tome uma dose extra de paciência para fazer o agendamento

Muitos estudantes assessorados pela Canadá Sem Fronteiras relataram dificuldade na tarde de hoje para conseguir um agendamento. A grande quantidade de acessos no site parece estar prejudicando e até impossibilitando a realização dessa tarefa. Recomenda-se entrar periodicamente na página de agendamento para tentar conseguir uma data. Uma dose extra de paciência é providencial agora. Mas para quem já encarou meses e meses de pandemia sem precedentes, não há de ser isso que vai impedir de realizar o sonho de se mudar para o Canadá para estudar e trabalhar.

Tira-dúvidas sobre a biometria para o visto canadense

Esclareça aqui algumas dúvidas sobre essa importante etapa do pedido de visto para o Canadá:

O que é a biometria?

Seus dados biométricos nada mais são do que uma foto e suas impressões digitais. Todo solicitante de visto para o Canadá deve fornecer esses dados, caso não o tenha feito nos últimos dez anos.

Quem deve fornecer a biometria?

Somente aplicantes com idade a partir de 14 anos são obrigados a fornecer a biometria.

Quanto custa a biometria?

A taxa de biometria é de 85 dólares canadenses para uma pessoa e de, no máximo, 170 dólares para um casal. Os mesmos 170 dólares são válidos para uma aplicação de casal com filhos.

Em que momento devo fazer a biometria?

Assim que o seu pedido de visto for protocolado, você receberá uma carta eletrônica solicitando a biometria. Com os postos de coleta voltando a operar no Braisl, você deve agendar a sua biometria o quanto antes.

Posso fazer a biometria no Canadá?

Não. Se você não fizer a sua coleta de biometria, o seu pedido de visto não será finalizado. Há situações muito específicas nas quais o Canadá oferece coleta de biometria em suas fronteiras, mas isso não se aplica aos pedidos de visto para estudo.

Quanto tempo tenho para fazer a biometria?

Em condições normais de temperatura e pressão, um solicitante de visto deveria fazer a coleta de biometria em até 30 dias da data de emissão da carta de pedido de biometria. Por causa da pandemia, a validade das cartas foi estendida para 90 dias. Mas como a pandemia foi além (muito além) do esperado, mesmo que um aplicante tenha uma carta de biometria vencida, poderá usá-la para fazer seu agendamento no site da empresa responsável pela coleta.

 

E aí? Você tem mais dúvidas sobre o processo de biometria ou de visto de estudo para o Canadá? Mande sua dúvida nos comentários e a gente te ajuda!

Puxa, e não deixe de compartilhar esse post com quem está também nesse árduo processo de obtenção de visto para o Canadá! See you in Canada!

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*