+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Universidade canadense dá bolsa de estudos para brasileiros

Universidade canadense dá bolsa de estudos para brasileiros
10/01/2020 Tatiana Pinheiro
Tempo de leitura: 4 minutos

[Reportagem atualizada em 30 de julho de 2020.]

Ao se matricular no MBA (Master in Business Administration) da University Canada West (UCW), instituição de ensino privada estabelecida na cidade canadense de Vancouver (na província de British Columbia, na costa Oeste do país), o estudante brasileiro concorre a uma bolsa de estudos no valor de 11,7 mil dólares canadenses – o que equivale a cerca de 48 mil reais (conversão aproximada pelo câmbio de julho de  2020).

O desconto equivale a 30% do valor total do programa de dois anos. Com isso, o MBA que custaria 35,1 mil dólares canadenses, sai por 23,4 mil, o mesmo valor que um cidadão canadense pagaria. A bolsa é válida para os 24 meses de duração do curso. Porém, para renová-la, o aluno tem de apresentar bom desempenho acadêmico em todo o currículo.

Para candidatos que não têm formação anterior em Administração, Contabilidade ou Finanças, por exemplo, é necessário fazer um curso preliminar de três meses, chamado de MBA Foundation. Nesse curso, o estudante vai fazer aulas de três disciplinas: Negócios e Escrita Acadêmica, Habilidades Quantitativas para Negócios e Economia para Negócios. O valor normal do Foundation é 7,020 dólares canadenses. No entanto, existe uma bolsa que também se aplica a esse curso, podendo reduzir o valor para 4,680 dólares canadenses.

Esse tipo de programa de estudo é considerado um mestrado – “master”. Para ter sua matrícula aprovada e acessar a bolsa, o candidato deve preencher os requisitos básicos de admissão. Confira quais são eles:

  • apresentar histórico e diploma de graduação brasileira (tudo traduzido para o inglês e juramentados);
  • comprovar domínio do inglês (por meio de certificado recente do IELTS ou do TOEFL*); e
  • apresentar currículo e carta de intenção.

*Por causa da pandemia, o Duolingo Test está sendo aceito (leia sobre esse teste nessa reportagem aqui).

Preencha um formulário de perfil de estudante e receba uma consultoria gratuita da Canadá Sem Fronteiras para avaliar suas chances de ser admitido como aluno nesse MBA. O curso oferece quatro datas de início por ano (janeiro, abril, julho e outubro) e esse programa de bolsas vale para quem se matricular para iniciar estudos em 2020 ou 2021.

Mais novidades a partir de setembro de 2020

Como o objetivo da universidade é melhorar o mix de nacionalidades da instituição, o programa de bolsas estende o benefício automático para estudantes internacionais vindos de alguns outros países das Américas e do Caribe. Tornar os cursos mais acessíveis em termos de valores é sempre um fator decisivo de atratividade – em especial para os brasileiros que enfrentam a dificuldade do câmbio.

Mas a UCW prepara ainda mais uma novidade. A partir de setembro deste ano, a instituição vai expandir suas operações e acomodar 3.400 estudantes em um novo campus. A universidade ocupará 8.300 metros quadrados em instalações do complexo arquitetônico Vancouver House, localizado em região próxima à Granville Island. Veja esse vídeo rápido sobre o projeto.

Outros programas com bolsa de estudo

Se seus planos não incluem fazer um MBA no Canadá, o programa de bolsas da UCW oferece o mesmo benefício para alguns outros cursos de graduações de quatro anos de duração. Um deles é o bacharelado em Comércio (Bachelor of Commerce) e o outro é o bacharelado em Comunicação para Negócios (Bachelor of Arts in Business Communication).

Há também um curso preparatório para graduação, chamado Associate of Arts, que dá direito a bolsa. Ele dura dois anos e te prepara de forma ampla para que você defina, no término desse programa, que graduação você efetivamente deseja fazer. É um tipo de curso que atende bem jovens que ainda estão indecisos quanto à área de estudo à qual querem se dedicar na universidade.

Esta reportagem foi