+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Universidade de Montreal lança intercâmbio de férias para jovens

Universidade de Montreal lança intercâmbio de férias para jovens
27/07/2019 Tatiana Pinheiro
Tempo de leitura: 4 minutos

A primeira edição do intercâmbio de férias da Universidade de Montreal (UdeM), em Montreal, já é sucesso entre brasileiros de 15 a 17 anos. O programa de summer school da instituição recebeu mais de 300 inscrições de estudantes de todo o mundo, mas selecionou apenas 85 deles, de 11 nacionalidades, para participar – entre eles há 11 brasileiros. Do dia 13 ao dia 27 de julho de 2019, os alunos aproveitaram duas semanas intensas de atividades.

Cada camper pôde escolher nove temas de seu interesse para estudar em oficinas oferecidas pela UdeM na parte da manhã. A lista de temas ofertados era extensa: havia 30 opções. O décimo tema era obrigatório para todos: liderança. Entre as áreas de estudo, as que mais fizeram sucesso foram criminologia, neurociências, inteligência artificial e cinema.

O estudante que pela manhã assiste aulas temáticas em inglês, pela tarde estuda francês. Aqueles que optam por ter aulas em francês de manhã, podem estudar o idioma inglês ou o mandarim na parte da tarde.

Programa de férias pra lá de completo

Em recente visita a Montreal, eu, Tatiana Pinheiro, jornalista e diretora de comunicação da Canadá Sem Fronteiras, tive a oportunidade de visitar a universidade e acompanhar algumas das aulas culturais oferecidas na parte da tarde aos estudantes: ateliê de fotografia, de mangá, de improvisação, de rádio e de mídias sociais. Em todos eles vi como teoria e prática se unem, fomentando discussões e treinos muito significativos para os estudantes.

Não bastasse o estudo de um novo idioma e a prática de outro em ateliês temáticos e culturais, os jovens ainda têm a oportunidade de praticar esportes e fazer passeios turísticos deliciosos por Montreal. Já na primeira semana do programa, todos haviam visitado o belíssimo Parque Olímpico, o centro antigo chamado de Old Port, o boêmio bairro Plateau Mont-Royal, o bairro que abriga a UdeM (Côte-des-Nieges) e a badalada Place des Arts.

Para a edição de 2020, a universidade espera aumentar a quantidade de vagas de 85 para 200. Para se inscrever, você precisa ter de 15 a 17 anos, apresentar boas notas no seu colégio e comprovar nível intermediário de inglês. Não é preciso nenhum nível de francês para aqueles que farão as principais oficinas em inglês. E prepare-se para duas semanas bem intensas de intercâmbio: todos acordam por volta de 7h30 e vão dormir lá pelas 23h.

Acomodação e alimentação na universidade

Para garantir a segurança e a comodidade de todos, a UdeM recebe os estudantes internacionais em moradias estudantis da própria instituição e oferece a eles alimentação dentro do campus: café da manhã, almoço e jantar, além de snacks pela manhã e à tarde. Apenas sete jantares não estão inclusos no pacote. Os participantes fazem essas refeições nos locais em que passeiam com o colegas na parte da noite.

Ficou interessado? Entre em contato direto comigo por e-mail para receber mais informações: comunicacao@canadasemfronteiras.com. As inscrições para o ano que vem abrirão em breve, mas podemos desde já te auxiliar antes de a seleção começar. Além de viver uma experiência incrível de intercâmbio, esse tipo de programa pode ser decisivo para que você escolha a sua futura área de estudo e de formação numa universidade. Quem sabe, até mesmo na renomada Universidade de Montreal. Por que não, hein?

A oferta de cursos é tanta hoje em dia, que vale muito a pena experimentar um pouco de cada tema para decidir, enfim, qual deles mais te atrai. Vale a pena também entender as vantagens de se fazer uma graduação fora de seu país. Leia aqui uma reportagem que destaca as três principais vantagens de estudar no exterior.

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*