+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

Colleges de BC: faculdades que preparam para o mercado de trabalho

Colleges de BC: faculdades que preparam para o mercado de trabalho
08/10/2019 Gabriel Garcia
Tempo de leitura: 5 minutos

O perfil socioeconômico de British Columbia – ou BC, como também é chamada – faz com que a rede de colleges públicos dessa província canadense seja fundamental para a formação de profissionais requisitados na região, desde aqueles que vão trabalhar com ecoturismo até os que pretendem seguir para carreiras tecnológicas. No total, são dez instituições com mais de 60 campi espalhados por toda a província. A maioria dos colleges, claro, está localizada junto às regiões mais densamente povoadas, mas é possível encontrar cursos de alta qualidade e muito bem estruturados na região nordeste da província, em cidades pequenas e em meio a cenários deslumbrantes de montanhas e neve. Nesses locais, estão em alta carreiras ligadas a turismo, manejo florestal e energia.

De acordo com o BC Colleges, órgão que reúne as instituições da província, 42% das vagas de emprego abertas em British Columbia exigem certificado de college ou trade, enquanto cursos universitários são requeridos por 36% das vagas abertas. O investimento para estudar em um college na província também é menor que o necessário para cursar uma universidade, com a garantia de um nível de aprendizado de padrão internacional, salas menores e estreita relação com o mercado de trabalho (leia mais sobre colleges canadenses na reportagem deste link).

Ou seja, para quem quer viver uma experiência canadense que une qualidade de vida e caminho aberto para ocupar um posto de trabalho qualificado no Canadá, estudar em um college é uma opção certeira (confira aqui uma reportagem sobre os colleges públicos da província de Ontário). Se a escolha for por estudar em British Columbia, melhor ainda. Entenda a seguir o porquê disso.

Sonho de consumo dos estrangeiros

A província de BC é a terceira mais populosa do Canadá. É aquela que está no imaginário dos estrangeiros em relação aos cenários fantásticos da natureza canadense. Localizada no oeste do país, banhada pelo Oceano Pacífico e vizinha aos estados americanos de Washington e Alasca, British Columbia tem um interior pouco povoado, que abriga sete parques nacionais. Um dos mais famosos é o Glacier National Park, conhecido pelas cadeias de montanhas, corredeiras e geleiras, habitat dos ursos pardos e destino de alpinistas e aventureiros.

Por outro lado, no litoral e no sul da província, próximo à divisa com os EUA, estão as grandes cidades da região. A mais importante delas é Vancouver, cuja área metropolitana soma cerca de 2,5 milhões de habitantes (a terceira maior do Canadá depois de Toronto e Montreal). Assim como outras grandes cidades canadenses, a população é altamente diversa: mais de 50% dos moradores não usam o inglês como primeira língua e cerca de 30% deles são de origem chinesa. De acordo com a consultoria global Mercer, Vancouver é a terceira cidade com melhor qualidade de vida no mundo – e a primeira na América do Norte.

Vancouver conta com um setor industrial bastante desenvolvido – principalmente a indústria madeireira – e abriga o maior porto do Canadá, o que faz com que profissionais ligados a logística e transportes sejam muito requisitados. A cidade também é conhecida como um polo audiovisual, com intensa produção de filmes, séries, programas de TV e games. Com isso, há muitas opções de cursos de graduação rápida oferecidos nos colleges dessa província que são voltados para a área de cinema e produção audiovisual.

Já ouviu falar em Victoria?

Pouca gente sabe, mas a capital de BC é Victoria. A cidade tem em torno de 80 mil habitantes, mas está inserida numa área metropolitana conhecida como Grande Victoria e que reúne cerca de 380 mil habitantes. Ela fica a 100 quilômetros da badalada Vancouver (o mesmo que 25 minutos de avião ou 1h30min de barco). É destino turístico e cultural do Canadá, admirada e desejada por ser uma das cidades de clima temperado mais ameno do país: além de praticamente não nevar em Victoria, também chove pouco, diferente de Vancouver, chamada por muitos de maneira espirituosa de “Raincouver”. Outra curiosidade dessa charmosa cidade da província é que em pouco menos de três horas de ferry boat é possível chegar a Seattle, nos EUA.

A região também é reconhecida por seu eficiente sistema educacional e pela oferta variada de cursos universitários e de colleges que atraem um grande número de interessados. Os estudantes canadenses e internacionais acessam instituições com a Universidade de Victoria e o college Camosun, isso para citar apenas dois exemplos.

Gostou de saber mais sobre essa bela província canadense e as oportunidades de estudo disponíveis? Conte com nossa consultoria especializada se tiver interesse em concorrer a uma vaga em universidade ou college de BC. Dê seu primeiro passo: avalie aqui o seu perfil.

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*