+55 (11) 3619-3618 | +1 (716) 220-8658

15 profissões de alta demanda no Canadá em 2020

15 profissões de alta demanda no Canadá em 2020
06/02/2020 Tatiana Pinheiro
Tempo de leitura: 11 minutos

Conhecer as profissões mais requisitadas é algo decisivo quando se decide começar uma nova vida, em um novo país. Por isso, todos os anos, a plataforma de empregos e recrutamento Randstad, presente em sete das dez províncias canadenses, levanta informações de seu próprio banco de dados para chegar à lista dos 15 melhores empregos no Canadá. Para incluir cada uma das funções na seleção de 2020, foram levados em consideração a quantidade de vagas disponíveis e os salários médios oferecidos. Entre as melhores profissões no Canadá temos a de desenvolvedor (mas outras funções na área de TI também têm farta oferta de vagas e bons salários), além de posições relacionadas a vendas, engenharia e enfermagem.

É com base nesse tipo de informação que muitos estudantes e trabalhadores entendem por onde começar a busca por um emprego em um país estrangeiro. Quem vai estudar precisa desse tipo de referência para escolher um curso de graduação ou de pós-graduação em college ou universidade canadense que aumente suas chances de ser contratado poucos meses após a formatura. Ou até, quem sabe, conseguir uma vaga ainda durante o período de estudos, quando é permitido trabalhar até 20 horas semanais. Por outro lado, quem já vai direto para o mercado de trabalho, precisa saber se suas qualificações serão úteis na dinâmica economia canadense. No mais, será importante, já estando no Canadá, fazer networking para tornar sua rede de contatos profissionais cada vez mais forte (o networking é o aspecto mais importante da busca de emprego, como explicamos nessa reportagem do blog) . Confira abaixo a lista dos 15 melhores empregos no Canadá e seus ganhos médios*:

*Os salários médios para cada uma das funções foi atualizado em fevereiro de 2020 pela plataforma de empregos Neuvoo.

 

1. Representante de vendas (Sales Associate)

São responsáveis por fazer os produtos saírem das prateleiras e chegarem às mãos dos consumidores. Requer habilidade e desenvoltura com o inglês ou o francês – vender é exercer o poder de convencimento. Quando se fala bem um dos dois idiomas (ou os dois) fica mais fácil. Inclui também funções de vendas de matérias-primas e insumos para empresas. O varejo é o maior empregador no Canadá, com mais de 2 milhões de pessoas exercendo alguma função no setor.

Salário anual médio: CAD $34,200, podendo chegar a CAD $58,000.

 

2. Motorista (Driver)

Motoristas de todos os tipos estão em demanda no Canadá. Desde motoristas de longos percursos até operadores de empilhadeiras. Se você sabe dirigir um veículo comercial, suas habilidades serão muito procuradas pelos empregadores. É necessário ter uma carteira de motorista de veículo comercial ou uma certificação para operar empilhadeiras para estar apto a exercer essas funções.

Salário anual médio: CAD $39,100; motoristas mais experientes podem chegar a ganhar CAD $66,400 por ano.

 

3. Recepcionista (Recepcionist)

São esses profissionais que causam a primeira impressão em uma empresa. Embora habilidades de atendimento ao cliente sejam importantes para um recepcionista, também é preciso ter conhecimento de sistemas telefônicos e programas de computador que registram as informações dos clientes.

Salário anual médio: CAD $31,300, sendo que o ganho máximo pode chegar a CAD $51,700.

 

4. Soldador (Welder)

Se você não se importar em trabalhar com as mãos, essa é uma profissão bem remunerada no Canadá. Há até cursos profissionalizantes em colleges canadenses para formar esse tipo de mão de obra. Os laboratórios de prática nas faculdades são, em geral, muito bem equipados.

Salário anual médio: CAD $41,000; ganho máximo de CAD $69,600.

 

5. Desenvolvedor (Developer)

São os responsáveis por escrever códigos de sites, aplicativos e softwares de gestão de empresas. São essenciais em todo tipo de negócio. O setor de tecnologia é um dos que apresenta maior velocidade de crescimento. A função de web developer é uma das mais comuns e tem como salário médio CAD $62,700 por ano. Um desenvolvedor, com habilidades mais específicas, atinge um salário médio de quase CAD $100,000 anuais (confira abaixo).

Salário anual médio: CAD $97,300, podendo chegar a CAD $165,450.

 

6. Gerente de Desenvolvimento de Negócios (Business Development Manager)

É o profissional que trabalha em novos negócios e lado-a-lado com o pessoal de vendas para que avancem na tarefa de conquistar novos clientes. Dedicam-se a desenvolver estratégias que facilitam o crescimento das empresas pelo aumento das receitas obtidas com as vendas.

Salário anual médio: CAD $85,000 e ganho anual máximo de cerca de CAD $144,500.

 

7. Ajudante Geral (General Labourer)

São trabalhadores do tipo coringa: preenchem lacunas na força de trabalho, concluindo tarefas que precisam ser feitas para manter os negócios em funcionamento. Desde a limpeza até a movimentação de materiais. Fazem o trabalho pesado mesmo. São trabalhadores que concorrem muito pelas vagas, mas devem ser capazes de encarar tarefas fisicamente exigentes.

Salário anual médio: CAD $29,250 e ganho máximo de profissionais mais experientes girando na casa dos CAD $39,000.

 

8. Gerente de Projetos (Project Manager)

Esse é outro profissional coringa. Ele é necessário em áreas de TI, engenharia, marketing, entre muitas outras. Em geral, ele tem experiência no ramo em que está atuando, mas também têm habilidade em gestão de projetos e em conciliar atividades dentro de projetos complexos.

Salário anual médio: CAD $90,000 e ganho máximo de até CAD $153,000.

 

9. Mecânico de Serviço Pesado (Heavy Duty Mechanic)

A mecânica pesada faz exatamente o que parece: trabalha com maquinaria pesada, garantindo que ela seja bem mantida e reparada, conforme necessário. Eles costumam trabalhar na fabricação, energia ou construção. Todos esses setores continuam sendo os principais contribuintes para a economia canadense em 2020.

Salário anual médio: CAD $70,000, podendo chegar a CAD $91,000.

 

10. Comerciante (Merchandiser)

Qualquer um que já esteve em uma loja de varejo sabe como é o trabalho de um comerciante (ou vendedor). Eles desempenham um papel fundamental na seleção e na exibição dos produtos nas vitrines e dentro das lojas. Com o crescimento das compras pela internet, essa função vem ganhando importância porque as redes varejistas precisam oferecer experiências positivas para manter os clientes indo até as lojas físicas.

Salário anual médio: CAD $29,250; ganho máximo de CAD $49,800.

 

11. Engenheiro Eletricista (Electrical Engineer)

São eles que desenvolvem produtos e sistemas que têm a eletricidade como força motriz. Desde o projeto de eletrônicos, passando pelo setor de energia, até as telecomunicações, as habilidades de um engenheiro elétrico têm inúmeras aplicações em nosso mundo permeado por tecnologia. Embora a maioria das áreas da engenharia sofra escassez de trabalhadores, os engenheiros elétricos são particularmente procurados em 2020.

Salário anual médio: CAD $94,200 e ganho máximo de até CAD $116,700 por ano.

 

 

12. Contador (Accountant)

São especialistas em dinheiro. Supervisionam orçamentos e gastos para indivíduos e empresas, dependendo da função que exercem. Algumas especializações aparecem sob demanda no campo contábil como: folha de pagamento, contas a pagar e receber, tributação, gestão governamental, auditoria, entre outras. A designação de CPA continua sendo o padrão-ouro no campo contábil no Canadá. Essa credencial é que garantirá que você terá empregadores praticamente batendo à sua porta.

Salário anual médio: CAD $ 57,500; o salário máximo gira em torno de CAD $87,500.

 

13. Gerente de RH (HR Manager)

Como as taxas de desemprego por todo o Canadá tem se mantido baixas (pelo menos nos últimos 20 anos tem sido assim), as empresas disputam os melhores profissionais existentes no mercado com a ajuda de seu departamento de recursos humanos, comandado por um bom gerente. Ele define as políticas de RH de uma empresa, esforça-se para que os atuais empregados estejam felizes e engajados em suas funções, como também garante que haja um fluxo constante de novos talentos chegando à companhia para ocupar novas funções.

Salário anual médio: CAD $77,000 e pode chegar a CAD $112,500.

 

14. Consultor financeiro (Financial Advisor)

São especialistas em dinheiro que tendem a trabalhar com indivíduos e famílias, ajudando-os a tomar decisões sobre como aproveitar ao máximo suas finanças e investimentos diários. Consultores financeiros normalmente trabalham em bancos. O consultor financeiro é uma função bastante básica no setor financeiro. Por isso, é um ótimo trabalho para quem espera desenvolver uma carreira em finanças.

Salário anual médio: CAD $58,250; o ganho máximo chega perto dos CAD $100,000.

 

15. Enfermeiro Credenciado (Registered Nurse)

A população idosa do Canadá está crescendo, pressionando o sistema de saúde. Isso faz com que o país sofra com falta de pessoal qualificado na área que, hoje, é altamente demandada. Isso ocasiona uma busca acirrada por profissionais médicos, incluindo enfermeiros. Enfermeiros registrados preenchem os postos de trabalho, fornecendo suporte geral aos pacientes, auxiliando médicos e garantindo que os pacientes recebam um alto nível de atendimento.

Salário anual médio: CAD $76,370 para posições intermediárias e até CAD $130,00 para posições de coordenação.

 

Números do desemprego no Canadá

Já que estamos falando sobre emprego e profissões, vale a pena conhecer os números do oposto do que falamos até agora: os números do desemprego. Segundo a Statista, empresa sediada na Alemanha que fornece estatísticas sobre mercados e consumidores do mundo todo, as taxas de desemprego no Canadá apresentam uma tendência de queda desde 2009 (veja aqui um gráfico do desemprego no Canadá de 2000 a 2019). No biênio 2009-2010, o país sentiu os efeitos da crise do mercado imobiliário americano. Mas de 2011 em diante, ocorreram variações pequenas, ano a ano, fazendo com que o desemprego de 2019 fechasse em 5,7% – o mais baixo dos últimos 20 anos.

Entretanto, até 2024, essa mesma empresa de estatísticas projeta que a taxa de desemprego voltará a crescer, atingindo 6,5% em 2024. Não é o pior dos mundos, especialmente para quem está acostumado com os altos índices de desemprego no Brasil nos últimos cinco anos.

 

O desemprego por província

Claro que num país de tamanho continental como o Canadá – em extensão de terra ele só é menor que a Rússia – há muita variação entre suas dez províncias e três territórios (as províncias são similares ao que chamamos de estados no Brasil). A província de Ontário, onde fica a maior cidade do país, Toronto, é a que mais recebe estudantes internacionais. Em 2017, foram quase 316 mil. E essa é uma província que apresenta uma taxa de desemprego bem próxima da média nacional: 5,6%. Já British Columbia, que recebeu quase 156 mil estudantes internacionais em 2017, demonstra um dos melhores desempenhos, com apenas 4,7% de desemprego. Confira aqui o percentual de desemprego no Canadá por província.

É mais simples e seguro fazer suas escolhas sobre o que estudar e em que província morar no Canadá com base em informações como essas. A equipe da Canadá Sem Fronteiras pode te oferecer mais orientação específica a partir de seu formulário de perfil.  Preencha e faça uma consultoria para saber os degraus que você terá de vencer até embarcar para uma nova vida nas Terras Mais ao Norte.

 

Reportagens Especiais

Se o seu caminho para se mudar para o Canadá for trilhado por meio dos estudos, vale a pena ler a série de reportagens especiais sobre colleges no Canadá (links abaixo). É importante entender um pouco desse universo educacional antes de entrar nele.

Colleges no Canadá: cursos na medida para quem quer trabalhar

Colleges de Ontário: fábricas de talentos para o Canadá

Colleges de BC: faculdades que preparam para o mercado de trabalho

Colleges de Quebec: estude na província mais francesa do Canadá